quinta-feira, 9 de abril de 2015

Sorria, que faz bem!

Sorria, que faz bem!

Já sorriu hoje?
Você é daqueles que vive de “cara amarrada”, fecha-se dentro de si mesmo e nem observa quem ou o que está a sua volta? Ou podemos dizer que você é mais um daqueles mal-humorados que não consegue ver nada de bom, nada de positivo, muito menos passar esse sentimento para alguém.

O que leva uma pessoa a agir desta forma? Excesso de compromisso? Muitas responsabilidades? Falta de tempo? Preocupação?

Seja o que for, preste atenção a este comportamento e observe o quanto perde agindo assim, se mantendo isolado e introspectivo em seus pensamentos. Você não está só neste mundo, tudo a sua volta possui um significado que também lhe diz respeito, e ainda por cima, considere que somos seres dependentes de relações.
                                                     
Experimente ser diferente para ver o resultado. Comece com um cumprimento, um sinal de atenção, e libere-se para um sorriso. Solte-se.

Não cabe aqui ficar divagando sobre a quantidade de músculos que movimentamos quando sorrimos, se este número é maior ou menor do que aqueles que movimentamos quando choramos ou estamos de “cara amarrada”. Muito mais do que fazer este tipo de comparação é notar em você mesmo o bem que isso lhe faz.

Observe-se, e veja como fica mais leve quando sorri, seu coração parece que se harmoniza com seu sentimento de alegria, sua respiração nem se dá conta de que ela existe, mas se mesmo assim você fica ofegante, note que é por prazer e não por angústia.

Você pode até dizer que tenta sorrir para alguém e que se frustra quando não é observado, mas não se deixe abater, continue tentando, faça isso tantas vezes quanto for necessário. Parafraseando Aquele nosso amigo, faça isso “setenta vezes sete”. Nunca deixe de fazer o que compete a você, faça a sua parte, sempre.

E para finalizar, segundo Antoine de Saint-Exupéry: "No momento em que sorrimos para alguém, descobrimo-lo como pessoa, e a resposta do seu sorriso quer dizer que nós também somos pessoa para ele". Portanto, note a presença do outro e faça-se notar. Sorria!

SP 20/03/2015

Augusto Amaral Dutra.
Psicólogo Clínico. Fone (11) 9 9933 5486
facebook – Augusto Amaral Dutra


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua Parte

Você é o responsável por suas escolhas e deve saber que é preciso dedicação e empenho para fazer a sua parte. Não transfira suas responsab...