quinta-feira, 9 de abril de 2015

O que a vida está querendo te ensinar?

O que a vida está querendo te ensinar?

A todo instante é comum nos vermos reclamando de algo. Das dores, motivadas por alguma doença, dos compromissos que julgamos não dar conta, dos relacionamentos mal resolvidos ou de possíveis traumas e desentendimentos que nos vemos submetidos.
Reclamamos da vida, das oportunidades, das ausências e sempre que isso acontece, estamos simplesmente nos colocando como vítimas deste processo.

Será que é exatamente assim? Será que somos realmente vítimas destas situações e acontecimentos que nos envolvem? Sem considerar que toda vez que escolhemos o caminho da auto vitimização nos tornamos fragilizados, aumentando assim nossa carga de dor e sofrimento.

É fácil atribuir ao outro, ou ao destino nossas dores ou dificuldades. Muito simples e prático, pois desta forma deixamos de ter responsabilidades sobre o fato, nos mantendo na retaguarda sem culpas ou remorso.

Triste ilusão, pois sempre que nos posicionamos desta forma estamos nos paralisando, bloqueando oportunidades de mudança, renovação e aumentando assim o peso e o tamanho da dor que estamos sentindo. Como vítimas, perdemos mais tempo em lamentações do que na busca da solução.

Pare, olhe para si mesmo e reaja. Encare a vida com olhar mais crítico, seja fiel a você mesmo e a seus princípios, avalie melhor o problema ou situação e veja que você também tem parte em tudo o que acontece.

Essa simples mudança na sua maneira de ver e encarar uma dor o fará reagir. Dar-lhe-á forças para se renovar diante dos acontecimentos, se sentirá encorajado para agir de forma diferente e começar a escrever uma nova maneira de ser.

Não existe dor ou sofrimento que não possam ser atenuadas, nem mesmo traumas ou conflitos que não tenham solução. Mas para haver atitude diante deste sentimento é preciso ser conivente consigo mesmo é necessário se posicionar como um ser corresponsável pela situação e acreditar que de vitima você pode sim ser um agente transformador da sua própria vida.

Aproveite a oportunidade que a vida está lhe dando. Oportunidade de crescer, de aprender de acumular forças que serão uteis, não somente a você mesmo na medida em que lhe provê de recursos para novas batalhas que virão, mas inclusive lhe dando condições de ser também um agente transformador daqueles que estão a sua volta. Seu exemplo de superação valem mais do que muitas palavras.


SP 20/02/2015

Augusto Amaral Dutra.
Psicólogo Clínico. Fone (11) 9 9933 5486
facebook – Augusto Amaral Dutra


Um comentário:

  1. Ótimo texto, grande reflexão! obrigado por compartilhar conosco!

    ResponderExcluir

Faça sua Parte

Você é o responsável por suas escolhas e deve saber que é preciso dedicação e empenho para fazer a sua parte. Não transfira suas responsab...