sexta-feira, 10 de abril de 2015

Pare de olhar para as coisas negativas.


Quando você se depara analisando um fato ou situação, por qual ângulo você vê? O do pessimista, aquele que consegue olhar somente a desgraça e a infelicidade ou age como o entusiasta procurando observar o que tem de bom fazendo-o sobressair diante das possíveis negatividades presentes.
Se fossemos tentar identificar estatisticamente o montante de cada escolha, muito provavelmente teríamos a maior incidência entre os pessimistas. Aqueles que têm por principio enxergar e valorizar os aspectos negativos da situação. Com um agravante, alguns até mesmo com forte tendência em fazer prevalecer a negatividade, mesmo quando ela não é evidente.
O risco deste tipo de comportamento é fazer com que este modelo de sentimento se estenda para outras atividades e relações da sua vida, impactando em sua maneira de ser, de ver o outro, de sentir e reagir diante das situações que o envolve.
Viver de forma pessimista contribui para que seus movimentos e aspirações fiquem cada vez mais impregnados de energias paralisantes, inibindo suas vontades e o mantendo imerso nesta forma letárgica de ser, onde nada é produtivo, nada é positivo e tudo parece estar perdido e sem comando.
Quando se faz este tipo de escolha, o sofrimento é inevitável, pois não existe nada de bom que possa ser aproveitado; não existe gente honesta, logo não confia em ninguém. Ao primeiro sintoma de desconforto físico, pessoas desta natureza, têm a sensação de que está acometida da mais severa das doenças. Se o telefone toca é alguém querendo dar uma noticia ruim e se o patrão a chama para uma reunião, pensa em ser despedida. E vai por aí afora.
 Pode até ser que esta forma de ser seja resultado daquilo que você sempre viveu e experimentou. Fruto das Influencias recebidas através dos seus pais, dos educadores, e até mesmo do meio em que viveu ou vive nos dias de hoje. Mas tudo é uma questão de escolha e você é livre para buscar outros caminhos, tomar outras decisões modificar sua forma de ver e encarar os fatos. Você é livre e suficientemente inteligente para perceber que ter visão negativa só o remete para uma obscuridade, revestida de dor e derrota.
Seja como um entusiasta e busque outro ângulo de visão, mude de lugar para observar melhor e coloque-se na condição do outro. Se ainda assim não for suficiente, espere e aguarde. Às vezes precisamos do auxilio do tempo para nos fazer compreender melhor o sentido destes fatos e situações que a principio nos incomodam.
O sentido é começar a fazer diferente, ser mais assertivo nas ações, ser positivista nas  análises e agir em consonância com estes sentimentos.
O resultado desta mudança? Lógico que só pode ser: Sucesso e Felici
Augusto Amaral Dutra.
Psicólogo Clínico. Fone (11) 9 9933 5486
facebook : Augusto Amaral Dutra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua Parte

Você é o responsável por suas escolhas e deve saber que é preciso dedicação e empenho para fazer a sua parte. Não transfira suas responsab...