sexta-feira, 1 de abril de 2016

Vida e responsabilidade.

Quantas vezes você já se perguntou sobre o verdadeiro sentido da vida? O porquê desta existência? Para onde vou e o que devo fazer?
Feliz daquele que se dá o trabalho de raciocinar e buscar respostas para isso, pois na medida em que melhor compreende o sentido da vida e das relações que mantém, mais se sente confiante e seguro quanto as responsabilidades e tarefas a cumprir.
Porém nem sempre é assim. Muitos ainda, ao invés de buscar respostas e trabalhar em relação a elas escolhem o caminho da reclamação, pois para eles, tudo aparenta ser mais difícil e pouco compensador. Estes são aqueles que julgam que vieram a esta vida para umas férias, onde seu único compromisso é se dar bem. Querem tudo da maneira mais fácil e reclamam quando surgem obstáculos a serem superarados. Queixam-se de tudo, da vida, da família, do emprego, da falta de saúde, etc.
Infelizmente este grupo de pessoas busca a felicidade em aquisições efêmeras, se utilizando de pensamentos e atitudes egoístas. Quando o tempo passa, descobrem que a verdadeira e duradoura felicidade está centrada em outras conquistas, e depois de tanto sacrifício percebem que deveriam ter escolhido outro caminho.
Então, como ainda temos tempo, pense nisso: Sobre suas responsabilidades perante a vida, sua família, seus filhos, seus parentes e pessoas que estão a sua volta, fazendo parte das suas relações. Você não é apenas um figurante nessa história, pois representa algo grandioso e de significativa importância em todo este contexto.
Você faz parte de um sistema que se movimenta e avança como em uma engrenagem, onde nenhuma peça é desnecessária e nada está inerte ou estático.
Neste sentido, confie que tudo está sob controle e responde a um objetivo maior: a evolução e o amadurecimento de todos. Caminhamos juntos para a mesma direção, uns mais rápidos outros mais lentos, porém todos seguindo em frente, em busca da verdadeira felicidade, representada por aquisições que não se corrompem, não enferrujam e nem podem ser tomadas, pois passam a fazer parte de você, dos seus sentimentos e da sua forma de ser.
Por fim, para melhor compreensão consulte seu coração e tenha coragem para seguir seus instintos. Ele sabe o que é melhor para você. Tente e seja feliz.

SP 01/04/16

Augusto Amaral Dutra.
Psicólogo Clínico – CRP 06-125634 /  Fone (11) 9 9933 5486
skype: Augusto Amaral Dutra

3 comentários:

  1. Querido Augusto, adorei essa reflexão. Somos mesmo uma engrenagem que se colocarmos o óleo do "Amor funcionaremos maravilhosamente!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Querido Augusto, adorei essa reflexão. Somos mesmo uma engrenagem que se colocarmos o óleo do "Amor funcionaremos maravilhosamente!!!!!

    ResponderExcluir

Faça sua Parte

Você é o responsável por suas escolhas e deve saber que é preciso dedicação e empenho para fazer a sua parte. Não transfira suas responsab...