quinta-feira, 23 de abril de 2015

Serei feliz quando . . .

Serei feliz quando. . .

Quantas vezes você já se viu fazendo esta afirmativa: “Serei feliz quando conquistar isto ou aquilo”. Consegue perceber que, na maioria das vezes, você esta em busca de alguma realização distante para lhe fazer feliz? Depositando suas expectativas, sua esperança e até mesmo sua felicidade em algo que ainda precisa conquistar. Um carro novo, uma casa, o casamento, um novo emprego, sua formatura, etc, etc.
Lógico que é mais do que necessário ter metas, desejos e até mesmo sonhos para se buscar e realizar. São importantes, pois na maioria das vezes, são estes mesmos desejos que o faz acordar mais cedo, enfrentar dificuldades, lhe ensinando a superar possíveis barreiras que encontra ao longo do caminho. São exatamente estes impulsos de superação que o faz crescer e aprender, permitindo que você se torne cada dia melhor.
O risco é quando passa a ter olhar exclusivo para estas conquistas, levando você a utilizar suas energias e potencialidades em uma única aquisição, um único sonho. Em momentos assim não consegue observar nada de valor a sua volta. O que tem deixa de ser importante, deixa de ser representativo e por vezes, faltam até mesmo bons motivos para se sentir bem, pois a realidade já foi rotulada quando afirmou: “Serei feliz quando...”
Agindo assim você deixa de viver e aproveitar o momento atual, em toda a sua plenitude. Além disso, considere também a possibilidade de que, lá adiante você pode se sentir frustrado, pois corre o risco de perceber que aquela aquisição ou desejo não continha toda a felicidade que idealizou.
Quantas vezes isso já não ocorreu com você. Buscou intensamente a realização de um desejo e tão logo conseguiu viu que na verdade ele não representava tudo o que imaginava. Sem contar que sentimentos como estes às vezes, vem acompanhado de arrependimentos e lamentações pelo esforço feito em vão.
Nunca deixe de trabalhar para a concretização dos seus desejos. Alimente seus sonhos e tenha sempre um motivo a mais para o seu despertar, mas não se esqueça de viver bem o momento presente. Observe cada detalhe do que vai a sua volta, valorize o que tem, absorva cada momento, pois são muito significativos e às vezes pouco aproveitados.  Fique atento, pois a felicidade pode estar mais perto de você do que imagina.



SP 23/04/15

Augusto Amaral Dutra.
Psicólogo Clínico. Fone (11) 9 9933 5486
facebook : Augusto Amaral Dutra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aprendendo com o Fracasso

Fracassar não é uma experiência agradável, mas uma coisa é certa: fracassar é parte do processo de aprender a triunfar. Cada fracasso pode, ...