sexta-feira, 2 de outubro de 2015

A Velocidade das Mudanças.

A Velocidade das Mudanças.
Faça uma retrospectiva sobre as mudanças ocorridas nos últimos tempos e perceba a velocidade com que nossas vidas vêm se modificando por conta destas transformações.
Desde quando a Terra era considerada como o centro do universo até os dias de hoje, quando sabemos que ela não passa de um grão de areia numa imensidão de planetas e galáxias, foram inúmeras as mudanças sofridas.
Tanto ciência quanto tecnologia evoluem com rapidez impressionantes, nos provendo de recursos e ferramentas para melhorar e facilitar nossas vidas e que por vezes temos dificuldades em acompanhar.
Podemos até dizer que tudo faz parte de um processo natural de crescimento, que as transformações são inevitáveis e que quanto mais avançamos, mais rápido elas ocorrem.
Porém, se tudo isso funciona desta forma: evolução inevitável, ajustes e adequação da ciência e do universo; o que mais podemos fazer? Qual nossa parcela de contribuição para que este mundo seja verdadeiramente melhor? Devemos simplesmente esperar e acompanhar a evolução acontecer?
Lógico que não, pois fazemos parte dela, e se queremos efetivamente que nossa vida seja melhor em todos os sentidos, temos que urgentemente renovar também os nossos sentimentos.
Ainda estamos presos a antigos hábitos e jeitos de ser, onde orgulho e egoísmo predominam nas relações, criando barreiras que dificultam olhar o outro com mais carinho e amor.
As consequências disso nós sabemos muito bem: são desentendimentos, perturbações, sentimentos de medo, impotência, famílias desestruturadas e desfeitas, sem contar as diversas doenças que somatizamos em nosso corpo, por conta destas energias negativas que criamos.
Olhe para si mesmo e comece já seu processo de mudança, pois não temos tempo a perder. Mas não se perturbe com mudanças radicais, afinal de contas são inúmeros os vícios de comportamento que temos acumulado ao longo das nossas vidas, que precisam ser modificados.
Comece então mudar algumas atitudes e comportamentos, oferecendo ao outro oportunidades de atenção e igualdade.
Ofereça sua atenção se dispondo a ouvir melhor, sem julgamentos e permitindo que o outro se manifeste em seus sentimentos de forma livre e desimpedida, criando assim oportunidade para você observar que “sua verdade” pode não estar totalmente correta.
Ofereça também igualdade, tratando o outro como gostaria de ser tratado, com justiça e direitos iguais.  Dê a cada um aquilo que estiver ao seu alcance e respeite, acima de tudo, as escolhas e desejo individuais.
A partir destas pequenas mudanças perceba o quanto impactam positivamente nas suas relações e desta forma estará oferecendo sua parcela de contribuição nesta evolução natural do sistema em que vivemos.
Com certeza outros movimentos serão exigidos, como mais tolerância, paciência, exercício do perdão etc, etc, mas muito disso poderá vir naturalmente, a partir da sua disposição em oferecer sua atenção e igualdade. Seja feliz!

SP 02/10/15

Augusto Amaral Dutra.
Psicólogo Clínico. Fone (11) 9 9933 5486
skype: Augusto Amaral Dutra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua Parte

Você é o responsável por suas escolhas e deve saber que é preciso dedicação e empenho para fazer a sua parte. Não transfira suas responsab...