sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Amor ou Paixão

Amor ou Paixão.
A origem da paixão é o amor, por onde os relacionamentos saudáveis começam, porém existe uma diferença significativa na forma e no resultado.
Enquanto o amor sublima os sentimentos, constrói, frutifica e estrutura a relação com equilíbrio e respeito, a paixão se utiliza de um processo avassalador, não estabelece limites, e em algumas situações torna-se extremamente destruidora.
A paixão te faz cego, surdo e com sentidos voltados única e exclusivamente para a pessoa em questão, fazendo prevalecer um desejo egoísta de pertencimento, posse e sedução sem levar em consideração os desejos e vontades do outro.
Num primeiro momento tudo é emoção, com sentimentos ardentes de prazer e contentamento, mas ao mesmo tempo esta paixão não permite que se enxerguem algumas verdades, impedindo que você veja o outro como de fato é e sim, como você o quer.
Com o tempo este sentimento desequilibrado perde o fôlego, as verdades aparecem e junto surge o desencanto e a amargura. A relação deixa de ser compartilhada por inteiro dando margens a sentimentos de ciúmes doentios e descontrolados, que por vezes terminam em atos de barbárie e violências extremas. Quantas histórias já não ouvimos e presenciamos e quantas nós mesmos já escrevemos, fruto deste comportamento e jeito de ser relacionar.
Mas a paixão, como os demais sentimentos, não tem seu principio no mau, pois o problema não está na essência, mas na forma como é usada. De forma correta e harmoniosa pode ser uma grande aliada nas conquistas e realizações.
Cabe então refletir sobre este jeito de amar e se relacionar,  trabalhando para que seja saudável e potencializadora, e não somente um recurso para fazer prevalecer o seu modo egoísta de ser.
               Questione-se até que ponto sua relação envolve respeito e consideração pelas escolhas  do outro. Se perceber que precisa mudar, faça vontade e coragem. Seja persistente e integro com seu propósito. O resultado disso? Uma união feliz, estável e duradoura.


SP 13/11/15

Augusto Amaral Dutra.
Psicólogo Clínico. Fone (11) 9 9933 5486
skype: Augusto Amaral Dutra




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua Parte

Você é o responsável por suas escolhas e deve saber que é preciso dedicação e empenho para fazer a sua parte. Não transfira suas responsab...