sexta-feira, 8 de maio de 2015

Mudar é preciso.

Mudar é preciso.
Você já se viu questionado pela forma como pensa sobre certos assuntos? Pela maneira como reage diante de alguns acontecimentos? E quanto aos seus modos de ser e se relacionar? Se você é daqueles que se considera resolvido para todas essas questões que o envolve comece então a pensar na possibilidade de mudar, ou melhor, na necessidade de mudar.
Observe quantas transformações já ocorreram ao longo dos tempos. A todo instante estamos sendo bombardeados por novas descobertas, seja na área da saúde, ciências, tecnologia, e até mesmo nas maneiras de ver e se relacionar com o outro. Constantemente estamos nos deparando com novas verdades, nos mostrando que muito daquilo que sempre defendemos ao longo dos tempos não é mais como antes.
Os tempos de hoje exigem de nós novas atitudes e comportamentos. Não cabe mais os pensamentos antiquados que nos engessa na maneira de ser, não dando abertura nem disposição para aceitarmos nada que seja diferente do que aprendemos. O fato é que no universo o movimento é constante e tudo está em transição, desde o mais elementar dos seres vivos até a mais bruta das matérias. Não importa a sua representatividade neste contexto, nem sua relativa utilidade, nada é estático por completo a ponto de se tornar imutável.
Preste atenção nas estruturas sociais que prevalecem nos dias atuais e veja o quanto se modificaram: A família se apresenta hoje numa concepção mais diversificada e inclusiva; as crianças parecem que já veem programadas com uma inteligência assertiva, questionadora e muitas vezes nos surpreendendo com perguntas e afirmações que nos deixa atônitos com sua sabedoria; os jovens estão mais impetuosos, sempre em busca de algo que os satisfaça de verdade e os idosos, com disposição e garra para continuarem sendo úteis, utilizando seus talentos em favor do outro e de si mesmo.
E você, como está reagindo diante destas evidencias? Comece a se questionar sobre os valores e costumes que preza e prepare-se para fazer o movimento de mudança. Ajuste-se a estes novos tempos; reorganize suas ideias, reveja comportamentos e atitudes para que sua convivência com esta modernidade esteja mais afinada com os momentos atuais.
O principal é você perceber que estes movimentos são necessários e inevitáveis. Conduzindo-nos para termos, lá adiante, uma sociedade mais justa, inclusiva e participativa, embasada no respeito e consideração pelo outro. Tenha certeza que estas transformações não são temporárias e que vieram para ficar. 
Cabe a nós não somente se adaptar, mas principalmente entender a importância destas mudanças da qual fazemos parte, nos impulsionando para uma evolução natural inerente a nossa condição humana. Um caminho sem volta para a harmonia, o entendimento e a felicidade que tanto procuramos.
SP 08/05/15
Augusto Amaral Dutra.
Psicólogo Clínico. Fone (11) 9 9933 5486
facebook : Augusto Amaral Dutra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua Parte

Você é o responsável por suas escolhas e deve saber que é preciso dedicação e empenho para fazer a sua parte. Não transfira suas responsab...