quarta-feira, 4 de maio de 2022

Gordofobia e seus efeitos

A Gordofobia é o preconceito que se baseia em uma única característica, que é apontada como defeito: a obesidade, em maior ou menor grau.

A palavra "gordo" - que poderia ser uma mera descrição, como "alto", "baixo" ou "magro - é usada por muitos como sinônimo de feio, desleixado ou incapaz. A gordofobia é, sem dúvida, um dos tipos mais comuns de bullying, fruto de uma visão intolerante e superficial, que valoriza um padrão de beleza que define que só o corpo magro é perfeito.

É fácil perceber que o "defeito", na verdade, é do gordofóbico - aquele que julga pessoas como inferiores, desprezíveis ou repugnantes. Mas, que fique claro: muitas delas sofrem muito com este julgamento.

A gordofobia é uma discriminação que, assim como qualquer outra, fere, humilha e maltrata, podendo levar à baixa autoestima, sensação de solidão, raiva, entre outros. Isto pode afetar as vítimas profundamente, interferindo em suas vidas afetivas, sociais e profissionais, devido a sentimentos de inadequação, dificuldades de socialização e, em certos casos, até mesmo à crença de que não merecem sequer receber afeto.

Por isso, não são poucos os relatos de vítimas de gordofobia que desenvolvem transtornos como a compulsão alimentar, bulimia, anorexia e vigorexia.

Em um mundo pouco adaptado e com falta de representatividade, as pessoas obesas enfrentam muitos desafios: o simples ato de comprar roupas, andar de transporte público e encontrar cadeiras confortáveis em restaurantes e cinemas as fazem sentir fora do contexto. É uma espécie de despertencimento velado.

É muito comum - e compreensível - que quem passa por isso precise de ajuda. O psicólogo pode oferecer um espaço para a expressão destes sofrimentos e de acolhimento a estas dores. Este é um processo que conduz a um caminho de autoaceitação e amor-próprio - independente do peso e das medidas, hoje ou no futuro.

É possível reconstruir e fortalecer a autoestima e promover a aceitação da beleza que cada corpo, em sua singularidade, tem - e que é muito mais complexa do que a balança é capaz de revelar. Conte comigo!

Nossos psicólogos

#gordofobia #chegadepreconceito #psicologiaclinica #amomeucorpo #gordofobianãoépiada

#terapia #psicologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Linguagem do Amor

Todo mundo quer ter amigos para uma vida inteira, se dar bem com as pessoas e viver o amor em sua plenitude, na vida a dois, com os filhos, ...