quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Valorize-se

Somos seres sociais e é claro que, em alguma instância, a opinião dos outros é importante, merece ser ouvida e ponderada. Mas tome cuidado para não se tornar refém delas, para que não ocupem espaço excessivo em sua vida e em sua cabeça.

Valorize sua liberdade de agir e de pensar de acordo com seus valores e suas convicções. Confie na sua maturidade e no seu bom senso.

Quando a opinião dos outros tem mais peso do que a sua própria, você se sente julgado. Aceitar o julgamento é colocar-se na mão do outro. Se isto ajudar, ótimo. Às vezes precisamos mesmo que alguém de nossa confiança nos diga certas verdades que precisamos ouvir. Mas, quando este julgamento atrapalha, e somos diminuídos e desvalorizados, é hora de impor suas próprias convicções.

A terapia pode auxiliar no resgate de sua autoestima, na tomada de decisões, na libertação do medo de ser julgado. Ela ajuda você a colocar um ponto final da dependência de ser aceito pelo outro.

Ser aceito é bom, claro. Mas isto não pode acontecer a todo custo. Quando o julgamento vira prisão, é hora de olhar para dentro, encontrar a própria chave, abrir a porta e criar a coragem para viver sem medo do que os outros pensam.

 

Nossos Psicólogos

#autoestima #relacionamentoabusivo #maturidade #psicologia #coragem #terapia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua Parte

Você é o responsável por suas escolhas e deve saber que é preciso dedicação e empenho para fazer a sua parte. Não transfira suas responsab...