quinta-feira, 12 de maio de 2022

Toques e Abraços

Quem é que nunca passou por momentos difíceis e encontrou acolhimento em um abraço ou em um carinho?

Existem estudos científicos sobre o poder do toque físico e dos abraços. É fácil entender os benefícios: a pele funciona como se fosse uma "extensão" do sistema nervoso. O cérebro "responde" a um toque carinhoso liberando hormônios que geram sensação de prazer e felicidade.

Isto diminui o estresse e a ansiedade, gerando um senso de proteção, pertencimento e acolhimento, que estão na base das necessidades humanas.

Porém, neste momento de tanto espaços individuais, os toques físicos se reduziram. A proximidade com os outros está cada vez menor e as demonstrações de afeto, também.

Para mudar isso é preciso encurtar distâncias, permitir-se demonstrar sentimentos e acolher as demonstrações de afeto do outro. O toque, seja ele um aperto de mão, um abraço, um afago ou mesmo toques terapêuticos profissionais, tem efeito duradouro no bem-estar das pessoas.

E mais: os benefícios são mútuos! Não importa se estamos abraçando ou sendo abraçados, a conexão física com o outro proporciona bem-estar imediato. Para o cérebro, oferecer afeto em forma de abraço é, também, recebê-lo. 🤗

Do ponto de vista das relações, o toque físico fortalece os vínculos de confiança e de intimidade, além de diminuir a sensação de solidão, isolamento e até de raiva.

Infelizmente, algumas pessoas têm real dificuldade em permitir essas interações, sentindo-se desconfortáveis e até invadidas por qualquer toque físico - mesmo das pessoas com as quais têm intimidade.

A psicoterapia pode ajudar a compreender essas dificuldades, geralmente ligadas ao medo da rejeição ou ao fato da pessoa não ter aprendido como expressar seus sentimentos.

O psicólogo pode ajudar a ressignificar esse mal-estar, levando a pessoa a permitir-se maior abertura em suas relações, para usufruir não apenas do toque físico e do abraço em si, mas também da sensação de pertencimento, segurança e acolhimento que eles trazem.

Esses são sentimentos fundamentais para uma vida mais plena e feliz. Permita-se! E conte comigo!

Nossos psicólogos

#abracemais #acolhimentopsicologico #terapiadoabraço #afetividade #afetos #terapia #psicologia

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meus pais envelheceram

Eis que você olha para eles e percebe que seus pais já não têm a mesma vitalidade e energia de antes. Estão envelhecendo. Encarar essa rea...