quarta-feira, 20 de abril de 2022

Pensamentos Ansiosos

Pode ser que de vez em quando você tenha alguns pensamentos ansiosos. É fácil notar: são vários pensamentos negativos e persistentes, que ocorrem em um curto espaço de tempo. Pode ser muito difícil controlá-los, o que faz com que tudo possa parecer um caos.

Pensamentos ansiosos funcionam como amplificadores das suas preocupações, sendo muito desagradáveis e podendo levar a um esgotamento. Quando se está sofrendo um distúrbio de ansiedade, a tendência é que os pensamentos distorçam a realidade, fazendo tudo parecer pior do que de fato é - e torna-se muito difícil controlar isto.

Um dos principais pensamentos ansiosos está relacionado ao medo de não estar no controle: a pessoa sente que não pode confiar em nada, nem em ninguém. Pensar assim potencializa um estado de ansiedade ligado à sensação de incerteza diante daquilo que não se pode controlar - que é quase tudo.

Outro pensamento ansioso é causado pelo medo de errar. A mente alimenta o pensamento de que alguma coisa vai dar errado, ou fica repetindo insistentemente cada passo a ser dado na direção do "acerto".

Pensar demais no que os outros acham de você, sentir ou delegar culpa indevidamente, viver correndo contra o tempo, sentir que sempre está aquém do que te rodeia, sentir inseguranças afetivas infundadas, eleger somente as notícias que não são boas, usar como medida de realidade somente o próprio sentimento, entre outros, são também pensamentos tóxicos, que podem levar a um quadro mais sério de ansiedade.

A ansiedade faz parte da vida. É normal em muitos momentos - e todos a sentem, em maior ou menor grau. Mas, quando a ansiedade está "fora da medida" e não passa nunca, ela torna-se nociva.

A psicoterapia é um excelente caminho para que você aprenda a substituir os pensamentos ansiosos por visões mais realistas, empregando técnicas e criando novos hábitos mentais, que poderão levar a uma vida mais suave, leve e prazerosa, na qual o tempo não escape das mãos o tempo todo.

 

Nossos psicólogos

#pensamentosansiosos #ansiedadegeneralizada #psicoterapia #controlaransiedade #façaterapia #terapiaonlina #psicologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua Parte

Você é o responsável por suas escolhas e deve saber que é preciso dedicação e empenho para fazer a sua parte. Não transfira suas responsab...