sábado, 19 de março de 2022

Relação com a mãe

Quando somos crianças, a mãe é o nosso universo; o pilar que sustenta nossas emoções e nossa própria sobrevivência. Mães são o primeiro grande amor na vida de quase todos nós; um amor puro, que aceitamos sem questionamentos e que nos serve de referência por toda a vida.

O amor pela mãe também existe na fase adulta, mas, naturalmente, de uma forma diferente e com um distanciamento normal, e necessário. Sempre haverá um laço invisível que une uma mãe ao seu filho.

Mas em alguns momentos, podem surgir diferenças que, se não trabalhadas, podem tornar a relação bastante difícil, dura e até cruel.

Na infância acredita-se na "mãe perfeita", sem defeitos ou faltas. A descoberta da "mãe pessoa normal" surge só mais tarde e pode causar decepção nos filhos, que podem passar a tratá-las mal, muitas vezes com raiva, desprezo e até rejeição. É o momento das possíveis rupturas com a mãe, que levem aos distanciamentos e mágoas mútuas.

Por outro lado, mães podem ter ideias emocionalmente nada saudáveis sobre o que é o ideal para seu filho, tornando-se controladoras e autoritárias, não respeitando seu crescimento, suas escolhas, suas necessidades individuais e sua independência.

Ao mesmo tempo em que a adolescência e vida adulta pode ser um momento difícil, é também uma fase é que é possível a construção de um diálogo mais maduro e construtivo, que torne possível o ajuste de laços.

A psicoterapia familiar pode ajudar muito a compreensão de que equívocos acontecem, mas podem ser corrigidos. Com ela, pode-se trocar o inconformismo das duas partes, por uma tentativa de compreensão mútua, diálogo, escuta e resgate.

Reconstruir uma relação - especialmente uma tão importante quanto a de uma mãe com seu filho - envolve entender os próprios comportamentos e o comportamento do outro. Requer entendimento das escolhas, das dores, dos medos e das necessidades - suas e do outro. Envolve crescimento mútuo e parceria.

 

Nossos Psicólogos

 

#relacaomaeefilha #relacaomaeefilho #terapiafamiliar #psicologiafamiliar #psicoterapiafamiliar  #psicoterapia  #psicologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Linguagem do Amor

Todo mundo quer ter amigos para uma vida inteira, se dar bem com as pessoas e viver o amor em sua plenitude, na vida a dois, com os filhos, ...