Pense
antes de responder.
Está
aí um cuidado que poucos têm: pensar antes de responder. Na maioria das vezes
nos vemos respondendo sem mesmo raciocinar sobre o que está sendo dito. Damos a
“resposta na lata” com uma única preocupação: de se manter a razão.
Neste momento o orgulho
impera, dificultando o raciocínio coerente e lógico sobre o tema. O diálogo deixa
de existir para prevalecer um monólogo de surdos, já que você não ouve o que
está sendo dito tendo apenas a preocupação de prontamente dar uma resposta.
O pior é quando
as vozes vão se alterando. Na ignorância recíproca deste embate e percebendo
que o outro não está entendendo o que diz, você aumenta a voz e às vezes até
grita na ânsia de se fazer compreender. Como se a compreensão e o raciocínio
lógico pudessem ser despertados pelos decibéis elevados. Instala-se então um
stress generalizado.
Pare, respire
fundo e ouça com atenção aquilo que está sendo dito. Procure encaixar as
palavras dando a elas o seu verdadeiro sentido e perceba que esta discussão
pode ficar mais saudável e menos angustiante quando se consegue agir desta
forma.
Se tiver
dificuldades, procure se imaginar falando através de um radio comunicador:
pressione um botão imaginário enquanto fala, e solte-o para ouvir. Seja disciplinado
e cuidadoso dando a cada um a chance de se fazer compreender.
Livre-se desta
necessidade de ter sempre razão, pois quando não ouve com atenção o que lhe é
dito, acaba perdendo excelentes oportunidades de conhecer algo novo e de se melhorar
modificando comportamentos.
Exercite isso
respeitando a opinião do outro, e entenda que não existe somente a sua verdade.
Cada um pode ter visão e opinião diferentes sobre determinado tema, dependendo
da posição em que se encontra e sua relação com ele. Pense em tudo isso antes
de dar a próxima resposta e veja os excelentes resultados que você pode colher
a partir de um verdadeiro diálogo. Experimente e Seja Feliz!
SP 11/09/15
Augusto
Amaral Dutra.
Psicólogo
Clínico. Fone (11) 9 9933 5486
e-mail:
augustodutra@terra.com.br
Na clínica temos que fazer muito isso. Sem ter um bom ouvido e um bom refletir não conseguimos compreender a pessoa e nem fazer um bom atendimento.
ResponderExcluirOla Alkim. Realmente trata-se de um exercício constante. Gde abraço
ResponderExcluirOla Alkim. Realmente trata-se de um exercício constante. Gde abraço
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