sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Pense antes de responder.

Pense antes de responder.

Está aí um cuidado que poucos têm: pensar antes de responder. Na maioria das vezes nos vemos respondendo sem mesmo raciocinar sobre o que está sendo dito. Damos a “resposta na lata” com uma única preocupação: de se manter a razão.
Neste momento o orgulho impera, dificultando o raciocínio coerente e lógico sobre o tema. O diálogo deixa de existir para prevalecer um monólogo de surdos, já que você não ouve o que está sendo dito tendo apenas a preocupação de prontamente dar uma resposta.
O pior é quando as vozes vão se alterando. Na ignorância recíproca deste embate e percebendo que o outro não está entendendo o que diz, você aumenta a voz e às vezes até grita na ânsia de se fazer compreender. Como se a compreensão e o raciocínio lógico pudessem ser despertados pelos decibéis elevados. Instala-se então um stress generalizado.
Pare, respire fundo e ouça com atenção aquilo que está sendo dito. Procure encaixar as palavras dando a elas o seu verdadeiro sentido e perceba que esta discussão pode ficar mais saudável e menos angustiante quando se consegue agir desta forma.
Se tiver dificuldades, procure se imaginar falando através de um radio comunicador: pressione um botão imaginário enquanto fala, e solte-o para ouvir. Seja disciplinado e cuidadoso dando a cada um a chance de se fazer compreender.
Livre-se desta necessidade de ter sempre razão, pois quando não ouve com atenção o que lhe é dito, acaba perdendo excelentes oportunidades de conhecer algo novo e de se melhorar modificando comportamentos.
Exercite isso respeitando a opinião do outro, e entenda que não existe somente a sua verdade. Cada um pode ter visão e opinião diferentes sobre determinado tema, dependendo da posição em que se encontra e sua relação com ele. Pense em tudo isso antes de dar a próxima resposta e veja os excelentes resultados que você pode colher a partir de um verdadeiro diálogo. Experimente e Seja Feliz!

SP 11/09/15

Augusto Amaral Dutra.
Psicólogo Clínico. Fone (11) 9 9933 5486

3 comentários:

  1. Na clínica temos que fazer muito isso. Sem ter um bom ouvido e um bom refletir não conseguimos compreender a pessoa e nem fazer um bom atendimento.

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  2. Ola Alkim. Realmente trata-se de um exercício constante. Gde abraço

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  3. Ola Alkim. Realmente trata-se de um exercício constante. Gde abraço

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