quarta-feira, 19 de junho de 2019

O que você vai ser quando seu filho crescer?


Você está preparado para quando seus filhos crescerem? O que vai ser de você, quando chegar o momento deles seguirem outro rumo na vida e não estiverem mais próximos? Ao que tudo indica, poucos pais se dão a este trabalho, de planejar ou até mesmo imaginar esta possibilidade.
Para a maioria deles esta é uma situação que não se pensa, pois ainda se mantém a ilusão de que a relação com seus filhos será sempre da mesma forma, com total ascendência sobre eles e presença constante.
Mas como as mudanças na vida são inevitáveis, eles também crescem passando então a ter sonhos e desejos próprios, e nesta hora as previsões que foram feitas pelos pais começam a ter o rumo alterado.
Se verificar, é provável que aconteça da mesma forma como foi com você, quando também teve a necessidade de sair de casa em busca das suas realizações.
Porém como estamos falando dos nossos filhos e não dos filhos dos outros, é nesta hora que demonstramos estar totalmente despreparados. Embora exista a possibilidade de termos feito o mesmo percurso, achávamo
s que conosco seria diferente ou então, nem nos demos o trabalho de pensar sobre isso.
Quando acontece desta forma, na medida em que os filhos buscam outros caminhos, os pais começam então a ter sentimentos de solidão, de abandono e dependendo de como conduziram seus lares, uma sensação de vazio pode estar se instalando.
Mas boa parte destes sentimentos pode ser evitada. Se você se preparar para esta possível separação vai conseguir superar, caso contrário pode ter sérios problemas para dar sequencia a sua vida sem aquelas aspirações e preocupações rotineiras de um pai ou uma mãe que zela e cuida do seu filho.
Fique atento, pois por mais que você saiba ou concorde com a afirmativa: de que “criamos os filhos para o mundo”, poucos de nós se encontram em condições de realmente aceitar esta máxima sem se atordoar, ou até mesmo se abalar.
Faça o esforço que for possível para cumprir os papéis de pais, mas não abram mão das necessidades e desejos pessoais, pois são estas mesmas realizações que nos potencializa para continuarmos oferecendo carinho e atenção àqueles a quem amamos.
Dê a eles os recursos necessários, oferecendo conforto, segurança e condições ideais para o seu desenvolvimento, mas não se esqueça de que após a saída dos filhos da sua casa, a vida precisa continuar.
Distribua seu tempo entre as responsabilidades como pais, os cuidados familiares e suas realizações pessoais, para que o equilíbrio entre o dar e receber esteja sempre presente, nos habilitando a continuar servindo e ao mesmo tempo nos beneficiando das conquistas pessoais, tão importantes em nossas vidas.


Augusto Amaral Dutra.
Psicólogo Clínico. Fone (11) 9 9933 5486

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Linguagem do Amor

Todo mundo quer ter amigos para uma vida inteira, se dar bem com as pessoas e viver o amor em sua plenitude, na vida a dois, com os filhos, ...