terça-feira, 8 de dezembro de 2015

A transformação mais significativa é a sua.


Tudo na vida está em constante movimento, pois nada é estático a ponto de não sofrer modificações ao longo do tempo. Observe estas mudanças em todos os locais e ambientes a sua volta: na natureza, na cultura, nos costumes e até mesmo nos próprios valores do individuo, onde muito do que não era aceito no passado, hoje é visto com outro olhar, com mais naturalidade e aceitação, fazendo parte da própria evolução humana. Considere ainda a ação do tempo onde os filhos crescem e os pais envelhecem exigindo novos olhares e comportamentos, diferente do como se fazia antes.
Você pode achar que algumas dessas mudanças são importantes, e outras nem tanto, mas com absoluta certeza a mais significativa de todas e a de maior impacto é aquela que se processa em você mesmo.
Mas não se acomode, pois apesar de tudo a sua volta estar se transformando, se você não se der conta de que a forma como se relaciona com estas mudanças é que faz a diferença, tudo continuará parecendo igual e até mesmo lhe incomodando, pois esta sua rigidez no modo de ser não permite se adaptar a estes novos tempos.
E porque precisa mudar? Porque assim não está bom. Porque a todo instante você se vê angustiado, inquieto, irritado com alguma coisa ou alguém. Por vezes, até o tempo lhe incomoda, vivendo então períodos de completa insatisfação. Falta-lhe amizade, amor, segurança, sem falar em problemas de relacionamentos, saúde etc.
O que fazer então? Provoque uma mudança em si mesmo e esforce-se para isso, transformando-se e fazendo diferente.
Primeiro perceba que você não é o dono da verdade, não sabe tudo e que ainda pratica comportamentos egoístas, pensando somente em si mesmo e não levando em consideração os sentimentos e pensamentos de quem está a sua volta.
Em seguida, observe a si mesmo, pois muito do que lhe incomoda no comportamento e atitudes do outro está também em você. Se lhe irrita é porque você também age da mesma forma em situações iguais ou semelhantes. Se algo lhe deixa com raiva e lhe tira do sério é porque isso também é uma situação mal resolvida em você mesmo.
Feito isso, trabalhe estas questões e se esforce por fazê-lo já, pois o tempo passa rápido, voa e não espera por ninguém.
Em seguida observe como tudo a sua volta fica melhor. Quando você muda, passa a oferecer algo de bom para a própria vida e ela lhe retribui.
Se você sorrir mais, vai receber mais sorrisos, se der mais amor, vai receber mais amor, se for mais tolerante, vai se desgastar menos, sofrer menos e ficar menos nervoso.
Consequência disso: Mais saúde, felicidade e harmonia. Seja Feliz!

SP 08/12/15
Augusto Amaral Dutra.
Psicólogo Clínico. Fone (11) 9 9933 5486
skype: Augusto Amaral Dutra



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aprendendo com o Fracasso

Fracassar não é uma experiência agradável, mas uma coisa é certa: fracassar é parte do processo de aprender a triunfar. Cada fracasso pode, ...