sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Educação - Já educou seu filho hoje?

Já educou seu filho hoje?
Uma das mais nobres responsabilidades que existe é aquela que você assume com seus filhos, no sentido de dar a eles as condições necessárias para a sobrevivência e educação. Estes cuidados são fundamentais para que se transformem em pessoas de bem, com recursos suficientes para fazerem escolhas e atingirem suas próprias conquistas. Sem falar em amor e afeto que sem sombra de dúvidas são itens imprescindíveis.
Mas e quanto à educação, como você lida com esta responsabilidade?
Alguns pais encaram isso com naturalidade, outros estão sempre atentos dando  conselhos e orientações e outros ainda, infelizmente não se preocupam e nem se importam com este compromisso.
Se você se enquadra no estilo responsável, saiba que a eficiência está muito mais na prática do que no discurso. Mais importante do que sua fala, ou as orientações que passa a cada um deles em favor da moralidade e dos bons costumes, são os exemplos que dá, o jeito como você efetivamente vive e se apresenta.
Preste atenção aos olhares e ouvidos dos seus filhos e perceba o quanto estão atentos aos seus movimentos. A todo instante estão lhe observando, analisando e aprendendo com seus gestos e atitudes.
               Porém, muitos pais não se dão conta disso e continuam agindo como se seus filhos fossem cegos ou imaturos a ponto de não se deixar influenciar. Alguns deles procuram impor hábitos e costumes considerados “politicamente corretos”, mas que infelizmente não conseguem praticar.
Preocupam-se em impor limites, exigem que se respeitem horários e compromissos, mas muitas vezes são os próprios pais que não se dão este trabalho. Neste momento, por mais que se oriente, fale ou exija que os filhos tenham comportamentos dignos de se conviver em sociedade não se consegue um bom resultado, pois está claro que o discurso é muito diferente da prática que se vê.
Portanto, fique atento as suas responsabilidades. Preste atenção nas atitudes, nos vocabulários que usa, na sua ética, seus vícios e tudo o mais que costuma inserir nas orientações aos seus filhos. Se você está exigindo, deve fazê-lo em primeiro lugar.
Se preferir, pode até mesmo eliminar o discurso ficando somente com o exemplo. Verá que o resultado é efetivo e que, lá adiante, quando observar seus filhos se tornando pessoas de boas índoles, conscientes e maduros para seguirem seus caminhos, você se sentirá feliz com o resultado.
Caso contrário, irá olhar para trás e chegar à conclusão que deveria ter feito diferente, mas aí será tarde. Portanto, não perca a oportunidade que está tendo e comece já a colaborar e atuar para que seus filhos sejam aquilo que espera deles.
Assim, quando lhe fizerem novamente esta pergunta, sobre a educação dos seus filhos você não terá mais dúvidas, pois terá certeza que da forma que vive, se relaciona, age e pensa, é sem sombra de dúvidas a maneira correta de ser, e um grande ensinamento que passa a cada um deles. O resultado disso? Uma família feliz.

SP  21/08/15

Augusto Amaral Dutra.
Psicólogo Clínico. Fone (11) 9 9933 5486

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aprendendo com o Fracasso

Fracassar não é uma experiência agradável, mas uma coisa é certa: fracassar é parte do processo de aprender a triunfar. Cada fracasso pode, ...